ENTRE LEIA E COPIE A VONTADE.

SEJA BEM VINDO

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Uma cadeira a menos na Câmara Federal para o Maranhão

Enquanto os holofotes estão voltados a uma análise dos prováveis candidatos à presidência, coligações partidárias e candidatos às eleições majoritárias de cada estado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou a realização de uma Audiência Pública na próxima quarta-feira, 24, onde será discutida a minuta de resolução que define o número de vagas para deputados federais em cada estado.

No que diz respeito ao Maranhão cairemos de 18 para 17 vagas, perdendo, portanto uma vaga, a exemplo dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Pernambuco e Piauí. Os estados do Rio de Janeiro e da Paraíba perdem duas vagas cada um.

Quem sai ganhando é o Pará que sobe de 17 para 20 deputados federais a partir de 2011. Minas Gerais aumenta duas cadeiras em sua bancada. Já Amazonas, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia e Santa Catarina ganham cada um, um deputado. Os demais estados permanecem inalterados.

A justificativa do TSE é que a atualização do quantitativo de deputados federais baseia-se no último “senso” realizado em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A minuta do TSE levanta discussões, pois há quem acredite que a redução não deveria ser feita em ano eleitoral, e sim definida antes do ano do pleito. A última alteração realizada pelo TSE na Câmara Federal havia sido em 1994.

FONTE:http://www.wevertonrocha.com.br

Nenhum comentário: